MISTÉRIO DO FIO DE ESCARLATA E ROSTO COMO ROMàPARTIDA


O MISTÉRIO DO FIO DE ESCARLATA
Em Cantares 4.3 os lábios da amada, eram como um fio de escarlata.
literalmente todos entendem isso como lábios finos e vermelhos.
É certo que a amada de Salomão, tinha lábios como fio de escarlata, mas tudo que foi escrito sabemos que tem sentido e significado espiritual e profético.
Esse texto de Cantares de Salomão, nos faz lembrar o episódio da destruição da cidade de Jericó, pelos Israelitas.
Havia naquela cidade uma prostituta, de nome Raabe, que foi poupada, juntamente com sua família. Exatamente por ter pendurado um fio de escarlata na janela da sua casa.

Josué 2.1 ao 21
1 E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.
7 E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13 De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.
14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.
16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
17 E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
19 Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
20 Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
21 E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

Josué 6.17
Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

Portanto, a cor escarlate representa a redenção de Cristo, a boca do Cristão representado pela amada, manifesta q e exalta a redenção de Cristo.
Com nossa boca, evengelizamos e falamos do Reino de Deus que pode livrar da morte e dar a salvação e escape a todos aqueles que necessitam de ajuda e uma saída.

Para meditação: Hebreus 2.3-4
3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

ROSTO COMO ROMÃS PARTIDAS
Em Cantares de Salomão o Rei via o rosto da Sulamita como uma romã partida e que brilhava atrazvéz do véu. Veja
Cantares 4.3 (Revista e atualizada)
3 Os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa; as tuas faces, como romã partida, brilham através do véu.
Cantares 4.3 (Biblia de Jerusalém)
3 Teus lábios são como um fio de púrpura, e graciosa é tua boca. Tua face é como um pedaço de romã debaixo do teu véu;
Cantares 4.3 (Revista e Corrigida)
3 Os teus lábios {são} como {um} fio de escarlata, e o teu falar {é} doce; a tua fronte é qual pedaço de romã entre {ou atrás do teu véu} as tuas tranças.

Literalmente a Sulamita tinha as faces salientes e rosadas como as da romã.
Espiritualmente e proféticamente as romãs significam a antiga e a nova aliança em Cristo Jesus.
O véu representa representa o corpo de Cristo, sua carne que foi sacrificada para romper com a inimizade entre o homem e Deus.
E na sua carne uniu tanto judeus como gentios para serem povo santo e eleitos de Deus pela fé no seu nome.
Jesus trouxe a paz e a união entre todos os homens na terra, para salvação.
Por que Deus não faz acepção de pessoas.
Leia Efésios 2.13-18

E.mail para contato: fabyisraelvianna@r7.com

Twitter: @pregadorafaby

Site: www.fabianavianna.wordpress.com

Blog: http://www.pregadorafabianavianna.blogspot.com/

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17505669188762948394

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

About these ads

TrackBack Identifier URI

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.